Vem para solucionar a necessidade de financiamento e desmobilização de capital.
Existiu uma época em que ter sede própria significava consistência e status para uma empresa. Mas a competitividade, que motivou a terceirização entre outros fatos, vem incentivando o empresário a desmobilização de mais um ativo, ou seja, o imobiliário sede da empresa.
Esta modalidade é uma operação em que o proprietário ou empresa vende seu imóvel para um investidor institucional ou um fundo de investimento, estabelecendo um contrato por volta de 10 ou mais anos. Paralelamente o comprador faz a imediata locação do imóvel para a antiga empresa ou proprietário, que mantém o total e ininterrupto controle operacional de seu empreendimento.
A sociedade ou o investidor fazem a compra por uma taxa de arrendamento através da locação, tendo em vista que esse é um investimento de baixo risco e se torna cada vez mais atraente quanto mais estável a economia se encontra. Já a empresa desmobiliza um ativo que eventualmente não esta nem sendo levado em conta em sua cadeia produtiva não estando send.o agregado o valor locativo ao valor de custo de sua produção.
Inicialmente quando falávamos de Sale & Lease Back fazíamos uma conexão direta com empresas que estariam passando por dificuldades econômicas e que precisavam se "livrar" de algumas despesas. Hoje o cenário já é diferente, a medida que os executivos das grandes empresas perceberam as vantagens no volume de impostos pagos e a melhora no orçamento empresarial oferecida pela operação do Sale & Lease Back, estas empresas, saudáveis economicamente, também começaram a aderir a esta "nova moda". A flexibilidade da operação de Sale & Lease Back é outro ponto positivo.
Esta flexibilidade vem do fato de que a empresa pode utilizar desta estratégia não apenas para melhorar sua saúde econômica mais também para se "livrar" de alguns impostos que não são leves. Estes impostos, que são gerados pela posse de uma propriedade, ficariam na responsabilidade do grupo de investidores ou fundo de investimento que comprou a propriedade da empresa.
A operação de Sale & Lease Back pode gerar recursos significativos que podem ser aplicados para diversos propósitos, incluindo a aquisição de bens de capital, o aumento da liquidez da empresa e a melhora de bens como maquinários de produção e/ou transporte.
A desmobilização vem sendo praticada por empresas que buscam a desoneração de seus balanços e maior capacidade de investimento em suas atividades principais. Essa modalidade abrange desde prédios, lajes de escritório, galpões industriais /logísticos, imóveis comerciais bem localizados, etc.